Display Servers no Linux

As interfaces gráficas (GUIs) do Linux são formadas por diversos softwares integrados que funcionam juntos. A parte mais baixo nível, mais próxima do hardware e do Kernel do Linux são os Display Servers. Eles são responsáveis por desenhar o que os programas mandam na tela.

Os Display Servers mais falados são:

XOrg ou X.Org

O X.Org também chamado de Xorg é a opção mais usada pelas distribuições linux com interface gráfica e também mais antiga.

Às vezes também chamam ele de X11, X ou X server. A verdade é que o X.Org é uma implementação do protocolo X11. O Protocolo X11 padroniza a forma que os softwares se comunicam com o Linux para fazer desenhos na tela. No protocolo X11 temos vários softwares trabalhando juntos, alguns deles são: X Client e X Server. O X.Org é exatamente o X Server. Já qualquer software que usa interface gráfica (editor de texto, navegador web, calculadora, libre office) é um X Client.

Wayland

É a alternativa mais nova ao X.Org. Eles criaram um protocolo do zero, sem se amarrar ao antigo X11. Algumas distribuições estão usando ele como padrão, outras deram uma chance mas voltaram para o XOrg (bugs, bugs). Seus princípios focaram em "corrigir" decisões ruins da arquitetura do X11, propondo algo mais simples e eficiente.

Referências

XOrg vs Wayland
https://4fasters.com.br/2018/07/24/qual-a-diferenca-entre-wayland-e-x11/

You should also read:

Usando Android no Linux com o Anbox

Tutorial Linuxhint https://linuxhint.com/install_anbox_android_emulator_ubuntu/ Tutorial oficial Anbox https://docs.anbox.io/userguide/install.html Tutorial LinuxConfig https://linuxconfig.org/how-to-install-anbox-and-run-android-apps-in-linux Tutorial HiRoom2 https://www.hiroom2.com/2017/04/17/ubuntu-16-04-run-android-application-on-container-with-anbox/