WebDAV para compartilhamento de arquivos
Chamamos de WebDAV um conjunto de softwares que servem para compartilhamento de arquivos entre computadores em rede.
O compartilhamento de arquivos WebDAV funciona entre Servidor WebDAV (que é o computador central onde os arquivos estão armazenados) e um Cliente WebDAV (que pode listar, fazer download e upload de novos arquivos no Servidor WebDAV).
Tecnicamente chamamos de WebDAV o protocolo utilizado nesta comunicação entre cliente WebDAV e o servidor WebDAV. O protocolo WebDAV é aberto, público, então diferentes pessoas e instituições acabaram criando seus próprios servidores e clientes WebDAV de forma independente, ambas procurando respeitar ao máximo o protocolo definido.
O WebDAV funciona através do protocolo HTTP, então ele acaba sendo liberado por padrão em alguns firewalls, já que HTTP é o protocolo padrão utilizado para acessar WebSites pelo navegador.
O WebDAV é uma alternativa interessante aos protocolos SMB, SFTP, FTP, FTPS, SCP e NFS, embora tenha seus próprios prós e contras com relação a eles.
É um protocolo super conhecido. Distribuições Linux com interfaces gráficas prontas costumam já ter Clientes WebDAV pré instalados, assim como computadores Windows 7, 8, 10, 11.
Ele também permite que o acesso aos arquivos seja feito só quando um login e senha seja apresentado, respeitando regras de acesso, autenticação e autorização.
Extensões ao WebDAV
O WebDAV foi extendido para dar mais funcionalidades... as principais extensões são:
CalDAV - permite gerenciar calendários com base no WebDAV
CardDAV - permite gerenciar contatos (cartões de visita, lista de contatos eletrônicos)
GroupDAV - precede o CalDAV e o CardDAV, é uma versão simplificada de ambos, criada antes mesmo deles terem sido definidos
Referência
https://github.com/fstanis/awesome-webdav