XRDP no Linux
O XRDP é um programa muito bom para fazer acesso remoto no Linux. Nesse tutorial iremos instalá-lo em um Debian 10 com ambiente gráfico KDE Plasma.
Instale o xrdp via apt
sudo apt install xrdp
Pronto, o servidor RDP já está instalado no Linux. Você já pode acessar sua máquina através de qualquer cliente RDP.
Termos que eu uso:
Sessão ativa: é quando alguém está usando o KDE Plasta (ou outro abiente gráfico) em algum monitor (físico ou virtual).
Sessão em espera: é quando alguém abre um ambiente gráfico para o usuário "tiago" (se conecta por RDP e faz o login) e fecha o cliente RDP sem fazer logout. Nesse momento todas as telas ficam abertas, salvas e em espera na memória do computador. Quando alguém se conectar por RDP e fazer o login com "tiago", a pessoa verá as telas do jeito que estavam antes da conexão acabar.
Considerações importantes
O XRDP não permite que você abra duas sessões ativas para um mesmo usuário ao mesmo tempo. Se houver uma sessão ativa na máquina onde o XRDP está rodando e você tentar se conectar via RDP com o mesmo usuário, acontecem duas coisas:
Se a sessão estiver ativa no monitor físico (verdadeiro) ou em uma sessão VNC, o cliente RDP fechará automaticamente e não deixará você conectar de jeito nenhum. Para conseguir se conectar é preciso fazer logoff nessa sessão do monitor físico ou VNC. O XRDP só consegue desativar sessões que estão usando o mesmo protocolo de conexão.
Se a sessão estiver ativa num monitor virtual (falso, outra sessão RDP), a outra conexão RDP será encerrada e você conseguirá se conectar na mesma sessão.
Fazendo acesso remoto por RDP
Ao se conectar na máquina por XRDP a seguinte tela aparecerá:

Em Session existem várias opções:

Xorg: é o padrão, usa o Xorg para controlar as sessões, precisa apenas de usuário e senha.
Xvnc: é uma forma alternativa, usa o Xvnc para controlar as sessões. Para você conseguir se conectar por ele basta instalar qualquer servidor VNC que habilite o comando Xvnc. Precisa apenas de usuário e senha.
Vnc-any: é uma forma alternativa, usa o Xvnc para controlar as sessões também, entretanto não cria um servidor VNC automaticamente. É preciso que um servidor VNC esteja rodando na máquina a ser controlada. Ele te permite escolher IP e porta VNC para se conectar, é uma opção bem flexível.
neutrinordp-any: ainda não pesquisei sobre, possivelmente é um protocolo alternativo criado pelos autores do XRDP
Se você quer usar com o mínimo de configurações possíveis vá de Xorg. Ele simplesmente funciona, não precisa de configurações adicionais.
Se você quer fazer coisas mais avançadas, vá de vnc-any, mas aí precisará instalar e configurar um servidor vnc à parte em sua mesma máquina (tigervnc, tightvnc, realvnc, etc).
Usando XRDP com Xorg
Você apenas precisa informar o usuário em username e a senha em password. É o mesmo usuário e senha que você usa para fazer login em sua máquina.
Usando XRDP com Xvnc
Você conseguirá se conectar pelo Xvnc se instalar algum servidor VNC. O que testei e funcionou foi o tigervnc
sudo apt install tigervnc-standalone-server
Isso ja é suficiente. Agora você só precisa informar o usuário em username e a senha em password. Pronto!
Acessos simultâneos? Xvnc permite!
Ao abrir dois clientes simultâneos acessando um mesmo usuário pelo Xvnc eles verão e controlarão ao mesma tela. Diferente do Xorg, no Xvnc a tela pode ser compartilhada.
Solucionando problemas com Teclado
Tive problemas nas teclas Backspace e as Setas do teclado ao usar o Remote Desktop do Windows para acessar o XRDP no Linux. Essa atualização do Windows corrige esse problema:
https://support.microsoft.com/en-us/help/2466373/backspace-or-arrow-keys-do-not-work-in-mmc-on-a-computer-that-is-runni
Referências
GitHub oficial do XRDP
https://github.com/neutrinolabs/xrdp
Redimensionando a tela
http://ubuntuhandbook.org/index.php/2017/04/custom-screen-resolution-ubuntu-desktop/